Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Duna fica localizada em um terreno plano, sem vistas e exposta tanto ao vento norte como o acesso principal ao Fundo La Boca em Tunquén, Valparaíso. Em seu entorno, a casa se manifesta como um corpo delicado e desprovido de aberturas.
As paredes, muito longas, são revestidas em uma madeira de 1x4'' sem tratamento, em uma referência aos fechamentos recorrentes da região, para revestir galpões de fábricas ou, simplesmente, para delimitar propriedades.
Nenhuma parte do programa se revela para a paisagem, apenas este corpo, uma pele, e uma expressão distante. Uma vez dentro, o enigma é resolvido. Os interiores não abarcam a totalidade do volume que é visível do lado de fora da casa, e formam uma sequência linear e alternada de ambientes e pátios.
O programa simples do primeiro pavimento reúne uma sala de estar, que inclui a cozinha, e dois dormitórios iguais vinculados a banheiros privativos. Um sistema de quatro portas deslizantes permite reconfigurar as relações espaciais de maneira flexível.
No segundo pavimento fica o dormitório principal com banheiro e um terraço mirante em busca de geografias distantes. O pátio principal, longo e ensolarado, inclui um deck, uma piscina, uma superfície de cascalho cinza e uma área de serviços.
O pátio privado, quadrado e de piso macio, serve de entrada de luz natural para os dois dormitórios do primeiro andar. Desde que a casa foi concluída, os boldos, litres e outras espécies nativas tiveram uma trégua com o vento norte e estão deixando de lado a timidez para crescer com maior vigor.